O guia completo do pó facial

Gente, o post é longo, mas é um guia definitivo para o uso do pó, cheeeeio de truques e informações especiais para vocês acertarem na hora de usar o produto. Vale muuuito a leitura!!! Então, coragem e se joga!

Se você é do time que gosta de enxergar o pó no rosto e acha que esse é um sinal de que ele cumpre o seu dever, é melhor rever seus conceitos! Quer ver só? Vou te fazer um desafio: presta atenção no rosto de uma pessoa que está inegavelmente usando pó. O efeito tá bacana? Não, né? As olheiras ficam craqueladas, a pele parece que tem uma cobertura similar a um talco, uma poeira por cima.

E esse efeito é ainda maior naquelas pessoas que usam só o pó, sem nada por baixo, ou porque não gostam da sensação da base na pele ou porque têm pele oleosa e acreditam que o pó é a solução. Gente, isso é tiro no pé!

A primeira coisa que a gente deve pensar é a seguinte: pó não foi feito para ter cobertura. E o que é que isso tem a ver com o assunto? Explico: toda e qualquer pessoa, até aquela com a pele mais perfeita do mundo, tem diferentes tons no rosto. Geralmente a pele da área dos olhos é mais escura, ao redor do nariz mais vermelhinha, algumas marquinhas aqui ou ali. Ninguém escapa, nem Gisele!!! A primeira coisa que devemos fazer é aplicar um produto que tenha cobertura, ou seja, A BASE (jamais o pó)! Ele vai fazer uma média de tons, diminuindo o contraste entre essas regiões e deixar a pele mais equilibrada. Quem começar usando o pó, vai aplicar uma camada, se olhar no espelho, achar que não resolveu metade dos problemas (óóóbvio que não, ele não tem essa função!!) e tacar mais produto por cima, ou seja, DESASTRE! O pó não vai fazer nada por suas olheiras, colega. Nem por suas espinhas, nem por seus vasinhos. Desapegue. O que ele vai fazer sim é te deixar com a cara bem empoada, com todos os seus defeitinhos aparentes e sem nenhum viço. Preciso falar mais pra te convencer a pegar leve com o pó?

E para evitar isso, não basta um produto bacana, tem que saber aplicar direitinho! Então passa o pincel no produto, deixa um pouquinho pro santo e começa a aplicar do centro para as bordas do rosto. Ficou pouco? Repete o processo, sempre espalhando bem. Pó, assim como váááários produtos de maquiagem, pode ser trabalhado em camadas, você começa com pouquinho e vai adicionando até conseguir um efeito bacana. Mas cuidado: a gente sempre precisa de menos pó do que imagina, viu?

O truque na hora do pó é o seguinte: você quer passar o suficiente para dar aquele acabamento perfeito na pele, mas não ao ponto de tirar o viço dela, ou seja, aquele brilhinho do bem, que não é oleosidade, mas aquela cara de pele hidratada e bem cuidada.

Se você tiver pele seca, passa só na zona T e pronto. Provavelmente se passar embaixo os olhos a pele vai craquelar e se passar nas bochechas vai perder o pouco de brilho (mais uma vez aqui “do bem”) que a sua pele tem.

Se tem pele madura, com sinais de expressão, esqueça o pó porque ele vai evidenciar ainda mais as ruguinhas e tirar o viço da pele, mas se ele fizer muita falta, escolhe um bem fininho (os translúcidos, os minerais e os HD são uma boa opção) e evita passar nas regiões com maior concentração de linhas.

Se tem pele oleosa, esqueça a ideia de passar pó até tirar 100% do brilho. Esse é um dos piores crimes que alguém pode cometer com o pó porque não existe pele completamente opaca (graças a Deus). Então dá uma quebrada no brilho e leva o pó da bolsa para retocar ao longo do dia. Ah, e não esquece de investir naqueles produtos que, esses sim, irão salvar sua pele: ou uma base ou um primer com controle de oleosidade. Se os 2 tiverem essa função, ainda melhor.

Evite passar o pó seguindo o contorno do rosto, rente à linha do cabelo. Você está a um passo de chapar o seu rosto e tirar a profundidade dele, e isso sai em foto, viu? Comece sempre do centro. Você pode fazer isso com o restinho de produto que sobrou no pincel, tipo um toque final, aí não tem problema nenhum.

Outra coisa, não queira dar o golpe escolhendo um pó mais claro que o seu tom de pele que não rola. Não, isso não vai remoçar sua pele. Não, isso não vai esconder manchas (esqueceu que pó não foi feito pra cobrir nada disso?), muito pelo contrário: tu vai ficar pálida que vai uma beleza! Escolha um produto o mais próximo possível do seu tom de pele. Não sabe escolher o tom? Algumas marcas oferecem produtos transparentes, normalmente o pó é solto e branquinho, mas na pele não transfere cor nenhuma.

Dica para quem abomina usar base: procure aquelas em pó. Sim, existe base em pó!!! Eu tenho a da NYX e amo! Também boa parte das linhas minerais tem esse tipo de produto. É uma ótima base pra deixar na bolsa, perfeita para retoques rápidos porque parar no meio da rua para reaplicar base líquida é meio difícil, né?

Cuidado com os pós soltos!!! Eles são fáceis de carregar além da conta no pincel e quando a gente encosta no rosto pode ficar aquele bolão concentrado, difícil de espalhar. Sempre use primer antes da base nesses casos, porque vai ajudar o produto a espalhar mais fácil e não esqueça de deixar um pouquinho do pó pro santo.

Cuidado também com o truque de aplicar pó solto nas olheiras antes de fazer um olho escuro e depois “varrer” o produto. Depois de tudo o que foi dito aqui, vocês já devem suspeitar: é muito fácil acumular produto e a pele craquelar.

Então, meninas, é isso. Parabéns às guerreiras que chegaram ao fim desse post tendo lido todas as palavrinhas, vocês devem ser meia dúzia de cristãs e eu fico muito honrada com a dedicação! Se ainda assim vocês tiverem alguma dúvida, me mandem, ok? Ufa!

Anúncios

Uma resposta em “O guia completo do pó facial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s