Sobre Duda Molinos

Gracinha ele, né? E me parece ser um amor de pessoa.

Tenho muito gosto de estrear essa sessão com a história do Duda. Não falo Duda Molinos porque há tanto tempo conheço o trabalho dele que já me sinto praticamente uma comadre, ehehehehe! Duda é dos primeiros nomes que vêm à cabeça quando pensamos em maquiadores brasileiros porque antes de falarmos tanto de maquiagem, antes da internet ser tão acessível e cheinha videos de tutoriais de maquiagem, antes de tantas marcas migrarem pro Brasil, antes de tudo isso nós tínhamos Duda!

 

Olha só quanta “luz” nesses rostos, gente!!!

Acho que o motivo desse meu xodó é porque ele veio das artes plásticas, então ele primeiro adquiriu o olhar aguçado para a forma, luz/sombra, textura, etc, etc e depois trouxe isso para o rosto humano, que passou a servir de tela para as suas pinturas. Com isso, ele tem uma base muito consistente e que poucos maquiadores têm. Não é à toa que ele diz que não existe errado ou feio em maquiagem, no máximo inadequado. E foi justamente esse olhar tão livre de vícios, tão aberto a tudo que permitiu uma carreira tão rica, passando por moda, propaganda, televisão e até linha de produtos de maquiagem e cabelo!

Bom, agora vamos parar de puxar o saco e seguir para o que interessa?

Duda em ação.

Duda diz que o estouro da sua carreira foi quando ele maquiou Cláudia Liz para a revista Cláudia Moda com J. R. Duran como fotógrafo. Daí em diante foram muitas semanas de moda, muitas revistas, até cair nas graças de grandes veículos como as colunas semanais na revista Quem e na TV Globo. Aí, ele que já era conhecido nos bastidores, passou a ser também adorado pelo grande público!

Fotos da coluna de Duda na revista Quem, que trazia artistas brasileiros transformados em outros personagens completamente diferentes.

Há muuuuitos anos atrás, quando Ana Maria Braga ainda usava franja e coque, Duda era presença freqüente no programa dela para comentar e dar dicas sobre maquiagem. Ele pintava modelos ao vivo muito antes de sonharmos com os tutoriais que assistimos hoje no youtube, e lá ficávamos nós prestando atenção a todos os detalhes para aplicarmos as dicas em nós mesmas sem nenhum direito a replay. Aliás, consegui esse vídeo fantástico de março de 2000 que mostra Duda maquiando Ana Paula Arósio no programa Mais Você. Olha só que relíquia! Vale muito o clique!

No mesmo ano, Duda lançou o livro “Maquiagem” que foi um dos primeiros livros (se não “o” primeiro) que tratava especificamente desse assunto escrito por um maquiador brasileiro. A simplicidade do título também estava no conteúdo: texto super leve e uma série de imagens com passo a passo, análise de tipos de feições, sem contar fotos de vários trabalhos sensacionais do artista para nos inspirar.

Capa e algumas páginas do livro. As minhas estão todas rabiscadas!

 Mas pra mim, o melhor do livro foi nos fazer acreditar que a maior maquiagem que podemos ter só pode vir daquela pessoa que mais nos conhece; nós mesmas! Logo na contra-capa, nosso Duda diz o seguinte:

“Este livro é um convite para você aprender maquiagem sem achar que está entrando num reduto de especialistas. Maquiagem não é “coisa de artista”. (…) ninguém melhor do que você mesma para conhecer sua cara. É você que dorme e acorda com ela.”

Fantástico, né? O livro está na sua 11ª edição e custa em torno de 100 reais.

Image

Maquiagens mais elaboradas usadas em editoriais de moda

Em 2007, junto com a Vult, lançou sua própria linha de maquiagem, a Duda Molinos Make-Up Studio. Os produtos são de ótima qualidade, duram bastante e são super pigmentados. Além disso, ele capricha muito para lançar coisas pouco ofertadas por marcas nacionais até então: corretivo com partículas refletoras de luz, pigmentos, lápis de olho na cor bege, sombras com 7 tipos diferentes de acabamento, caneta delineadora e sem contar que todos os produtos de pele são classificados em 3 grupos: bege, marrom e rosa, pra casar com cada tipo de tom de pele.

 Image

Como eu sou defensora da maquiagem barata, vou dizer que pra mim o maior defeito da linha é ser cara, mas na verdade os preços dos produtos não são muito diferentes dos praticados por outras marcas como Natura, Contém 1g, O Boticário, NYX, etc. E quando eu vou no mercado acho base da Maybelline por quase 50 reais e a do Duda custa R$ 43… Então, não é tão caro assim, vai.

Dica: a Looshoo vende toda a coleção da marca e entrega pra todo o Brasil. Se joga, gente!

Ah, babado: diz que há bem uns 6 anos ele sóóóó usa podutos da sua linha de maquiagem. Bom sinal, né? Se o resultado é sempre tão lindo, é porque a linha é mesmo de muita qualidade!

Mas o que realmente fez o Duda cair no gosto do povo foi o seu trabalho de caracterização. Olha só que incríveis essas imagens:

 Image

Propaganda da Embratel com a Ana Paula Arósio. Quem não lembra?

Lá vai Duda nos ensinando sobre o poder de transformação da maquiagem! Olha só que coisa linda, gente!

Image

Marília Pêra, Coco Chanel, Gabriela Duarte e Audrey Hepburn. Fantástico!

Olha só que perfeição, gente! E ele ainda fez Gabriela Duarte virar Pamela Anderson e Liza Minnelli! E eu te pergunto: por acaso Gabriela se parece com alguma dessas mulheres? Nem um pouco, né? Image

Ana Maria Braga em duas versões.

Não é o máximo? Olha só a “pele negra” do ombro! Ela tem viço, respira, mesmo com um monte de produtos por cima. Gênio!

Pois é, mesmo sumido das semanas de moda, dos editoriais e das propagandas, Duda ainda é nosso companheiro e mentor para as horas de “pintar a cara”, seja com seu livro, com seus produtos, com seus trabalhos inspiradores ou simplesmente com suas dicas, sempre cedidas com todo o carinho! E dá-lhe Duda!

 Image

Publicidade

5 respostas em “Sobre Duda Molinos

  1. Bem interessante mesmo!!!! Obrigado por me fazer descobrir este exemplo de sucesso!!!!

  2. Muito legal, Lu!! Seu blog tá demais, viu? Um beijo enorme, querida e sucesso sempre! Já virei sua fã!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s