Uma mãe de noiva especial

Hoje é dia internacional das mulheres (parabéns para nós!) e lembrei dessa mãe de noiva muito querida. A história que vou contar é bem simples, mas mostra um pouco de como essa sensibilidade feminina nos ajuda em nosso trabalho.
Rê, a mãe da noiva, começando as comemorações!

Rê, a mãe da noiva, começando as comemorações!

 Bom, ela virou pra mim e pediu uma maquiagem bem leve, “pouca coisa”. Disse que não tinha costume de usar muita maquiagem no dia a dia e a única coisa que ela fazia questão era que eu corrigisse um pouco da vermelhidão ao redor da boca e no queixo. Instruções simples como essa, por incrível que pareça, não dizem muita coisa para o maquiador, porque por mais simples que a maquiagem seja, ainda usaremos os mesmos produtos de uma maquiagem mais “complexa”, só que numa variedade menor, em cores mais neutras, aplicação mais suave… Além do mais, o que pra mim é pouca coisa pra você pode ser muito; a percepção que cada um tem da maquiagem é muito subjetiva e pessoal… Fica para o maquiador interpretar o que é “maquiagem leve” para aquela cliente e traduzir isso em produtos, cores e técnicas de aplicação. Tarefa nada fácil!
Aí é que vem a tal da sensibilidade! Eu vou chamar de sensibilidade feminina apenas porque sou mulher, mas na verdade é uma sensibilidade comum a todos os maquiadores mais atenciosos e certamente uma das nossas ferramentas de trabalho mais preciosas!
Mãe e filha brindando!

Mãe e filha brindando!

Meu pai diz que mais importante que saber a resposta é saber perguntar, e eu concordo. Se a cliente usa pouca maquiagem, não faça perguntas muito diretas. Ela não vai saber responder e vai ficar insegura em relação ao resultado do seu trabalho. Sonde tons que ela não gosta, a parte do rosto que ela gostaria de realçar mais, se alguma coisa a desagradou na última maquiagem que ela fez com um profissional… Enquanto isso vá “lendo” a forma com que ela fala e age, como se veste, idade, tipo de pele, tom de cabelo, formato de rosto… Tudo isso nos ajuda a imaginar o resultado final que teremos com a make.
1932304_10152085388492949_1674432083_n
Essa foto é um flagra do momento em que ela me agradeceu dizendo que aquela era a maquiagem mais linda que já tinham feito nela até então! Ganhei o dia (a semana!) com esse elogio e atribuí essa minha conquista à minha sensibilidade muito mais que à minha capacidade técnica! Eu poderia ter feito a minha maquiagem leve favorita, no capricho, e não teria escutado o mesmo elogio. Coisa boa é quando a gente tem a delicadeza de ir até a cliente e se abre para o que ela nos oferece!
Resultado final da maquiagem!

Resultado final da maquiagem!

Olha só agora com o cabelo solto! Muito linda!

Olha só agora com o cabelo solto! Muito linda!

Um obrigada especial a todas as mulheres que me ensinaram tanto ao longo desses anos cedendo gentilmente seus rostos e confiando no meu trabalho! E um obrigada especial a Lu e Rê Rieper pelo carinho e pelas fotos tão lindas! Um ótimo dia internacional das mulheres para todas nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s